Categoria metalúrgica aprova por unanimidade reajuste de 4%, auxílio creche para a criança, redução de 2% no vale transporte e reconhecimento da diretoria do sindicato nas fábricas
20 de julho de 2024
Na manhã deste sábado, 20 de julho, metalúrgicos e metalúrgicas aprovaram por unanimidade a proposta do sindicato patronal. Foi aprovado o reajuste salarial de 4%, retroativo à data base que é primeiro de junho. Também foram aprovados na assembleia o auxílio creche para a criança e a redução de 2% no valor que é pago do vale transporte pelos trabalhadores. Com isso, o desconto cai de 3,5% e passará a ser de 1,5% sobre o salário. Também foi assinado documento que reconhece a diretoria do Sindicato nas empresas.
Na assembleia geral que aprovou o dissídio 2024, o presidente Assis Melo afirmou se tratar de “um acordo histórico para a categoria metalúrgica.” A conquista desse ano reflete ainda a Campanha Salarial do ano passado, definida após mediação do TRT 4 em Porto Alegre. Em 2023, foram conquistados 6% de reajuste salarial e elevação do piso da categoria em quase 10%, passando para R$ 1.900,00. Porém, as reivindicações do auxílio creche para a criança e a redução do vale transporte, que já constavam como reivindicações daquele ano, acabaram ficando para o dissídio de 2024. Além disso, a entidade patronal assinou documento reconhecendo a diretoria do sindicato nas empresas. Documento de extrema importância para evitar práticas anti-sindicais que vinham ocorrendo nas fábricas.
Auxílio-creche para a criança
Poder deixar a criança aos cuidados de um ambiente propício, auxilia no desenvolvimento infantil e dá segurança aos pais para poder trabalhar sem preocupações. E isso deve ser um direito da criança, não apenas da mãe que trabalha em uma empresa metalúrgica. Porém, a realidade de muitas crianças, filhos de casais onde apenas o pai é metalúrgico, é bem distante disso. Pensando nessa realidade, o Sindicato incluiu ainda na pauta de reivindicações de 2023, o direito ao auxílio creche para a criança. Em 2023 esse item ficou para esse ano, e graças à luta da categoria, foi aprovado em 2024. Isso significa que a partir de janeiro de 2025, a criança até 5 anos de idade, terá direito ao auxílio creche também caso o pai seja metalúrgico. O direito já é garantido às crianças com mãe metalúrgica.
Vale-transporte: redução de 3,5% para 1,5%
O vale-transporte é um benefício que permite aos trabalhadores e trabalhadoras ter condições de ir e voltar de seu local de trabalho. É uma obrigação legal que leva o empregador a antecipar a cada funcionário o valor necessário para o seu deslocamento a cada mês. Porém é descontado 3,5% do salário do trabalhador, ou seja, o trabalhador paga para ir e voltar de seu local de trabalho. O impacto do desconto do vale transporte no orçamento já apertado de quem trabalha é muito alto. O trabalhador não tem condições de pagar esse percentual. Está pagando para se deslocar até a empresa e voltar para casa Esse valor precisa urgentemente ser reduzido.
Segundo a Lei para os trabalhadores, o empregador pode descontar até 6% do salário fixo do empregado. Para a categoria metalúrgica de Caxias do Sul e região, o valor atual, através de muita luta das campanhas salarias passadas, já era de 3,5%. E com mais essa conquista do Dissídio 2024, a redução será de 2% e o desconto a partir de julho desse ano, será de 1,5% sobre o salário.
A assembleia foi transmitida na íntegra na página do Facebook do Sindicato.