Clicky

“Transtornos mentais relacionados ao trabalho” é tema de simpósio no Sindicato dos Metalúrgicos

28 de abril de 2023

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Para marcar a data, foi realizado nesta sexta-feira dia, 28 de abril, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, o simpósio “Transtornos mentais relacionados ao trabalho”.

Leonir Taufe, da Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas, participou do evento e lembrou que no Brasil, só no ano passado, morreram 2.600 trabalhadores e foram relatados 613 mil casos de acidentes de trabalho. “A saúde do trabalhador é importante tanto para quem trabalha quanto para quem emprega. O trabalhador doente prejudica sua vida, a vida de sua família e a empresa também sofre prejuízo.”

Os palestrantes foram Marcelo Porto, Juiz titular da 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul e Stelamaris Zanatta, psicóloga do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e perita judicial na 6ª vara do Trabalho.

O juiz Marcelo Porto disse que todos os casos que envolvem transtorno mental relacionado ao trabalho são mais complexos. “Me especializei neste tema para poder atender de uma melhor forma que é cada vez mais estudar, ouvir e se aperfeiçoar. Nossa saúde não é apenas física e mental mas também social. Temos que trazer os trabalhadores para essa ideia. É preciso trabalhar mas também ter momentos de vida social com a família e amigos.”

Para a psicóloga Stelamaris Zanatta todo trabalhador que adoece tem implicações muito grandes em nível psicológico. “Por isso falamos muito hoje da prevenção do adoecimento. O quanto cada trabalhador precisa ter de cuidado em sua vida diária para não adoecer em função do trabalho. O dia 28 serve para marcar e refletirmos o que queremos para nossa história, para nossa vida.”

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo, avaliou o debate como de extrema importância e salientou que é necessário estar sempre preocupado com a saúde dos trabalhadores. “A data de hoje serve não só para relembrar os acidentados pelo trabalho mas também os adoecidos pelo trabalho. Hoje temos a questão das doenças psicológicas que afetam o conjunto dos trabalhadores. Muitas destas questões chegam como denúncia até o sindicato incluindo assedio e pressão para o trabalho. Queremos que os trabalhadores tenham um ambiente de trabalho digno, que não os faça adoecer.”

A mesa de debates contou também com Eremi Melo, diretora de Formação Sindical do Sindicato dos Metalúrgicos, e Ivanir Perroni, representando a CTB, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

O Simpósio foi uma realização do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas.

Precisa de Ajuda? Fale Conosco!
© Copyright 2022. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação