Clicky

Sindicato participa da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

30 de junho de 2024

Evento foi organizado por Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS) com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul

A 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi realizada neste sábado (29/06), em Caxias do Sul. O evento teve dois momentos: apresentação de palestras e formação de grupos de trabalho para construção de propostas.

O tema deste ano foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, dividido em três eixos: I – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; II – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e III – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

A respeito desses temas, contou com os palestrantes Gilberto José Spier Vargas, Cristóvão Luiz Gardelin e Nilva Lucia Rech Stedile, respectivamente.

Durante a Conferência foram eleitos Delegados titulares e suplentes que irão participar da Conferência Estadual. Confira os nomes.

Usuários

Samanta Nascimento
Maria Lurdes Bak de Lima
Antônio Sérgio da Silva
Justina Inês Rech Ribeiro
Claudia Detanico calloni


Suplente


Rosalina Rodrigues Lima
Tânia Giordani da Silva
Marilene Boff Ribeiro

Trabalhador da saúde

Eduardo Costa
Adriana Onzi
Senilda Terezinha de Almeida Mendes

Suplente

Marlice Pena Góis

Gestão

Cristiane Furtado
Jaqueline Timmes Silva Tovin
Leia Cristiane Loeblein Fernandes Muniz

Confira a galeria de fotos.

RELATÓRIO FINAL DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE – ENVIO PARA ETAPA ESTADUAL

1. Decreto de Convocação da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da

Educação na Saúde no município de Caxias do Sul.

2. Regimento Interno da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

3. Documento de designação da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

4. Anexar Relatório Final:

4.1 Propostas aprovadas na 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Caxias do Sul.

4.1.1 Democracia , controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde:

DIRETRIZ: Fomentar e valorizar a interação entre usuários e servidores do SUS, a fim de democratizar a gestão participativa.

a) Fortalecer o SUS através da realização de concursos públicos para servidores, de modo a estabelecer e manter vínculo com a população usuária.

b) Revisar as atividades atualmente exercidas pelos servidores/trabalhadores de saúde, especialmente as exercidas pelas agentes comunitárias de saúde.

c) Regulamentar data base e direitos a greve para os trabalhadores do SUS em todas as instâncias.

4.1.2 Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil:

DIRETRIZ: Fomentar a formação e a valorização do trabalhador da saúde.

a) Garantir formação continuada dos conselheiros de saúde com curso introdutório atrelado à posse, bem como curso preparatório para pré-candidatos ao Conselho Municipal e Local de Saúde.

b) Emenda 95 – luta pela extinção para garantir a integralidade dos atendimentos em saúde, com repúdio às terceirizações.

c) Garantir a formação presencial dos cursos da área da saúde em face aos cursos EAD, bem como que os alunos formados por meio de programas públicos de incentivo à educação prestem atendimentos remunerados por, pelo menos, 2 anos na rede de saúde pública.

4.1.3 Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado de pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

DIRETRIZ: Fortalecer ações para incentivo à melhoria da formação dos profissionais e da educação permanente em saúde, segundo necessidades da rede de atenção à saúde.

a) Implementar a educação permanente em saúde de acordo com as especificidades locais, considerando as questões de gênero, pessoas com

deficiências, em vulnerabilidade social, entre outras.

b) Fortalecer a Política de Educação Permanente, com incentivo dos entes federativos para formação dos profissionais da saúde, conforme necessidades levantadas a partir das fragilidades na formação e no atendimento dos usuários, bem como manter Programas Interministeriais entre Educação e Saúde, a fim de fortalecer políticas de integração ensino-serviço.

c) Estimular a mobilização social dos centros acadêmicos das instituições de ensino.

d) Incentivar a criação do plano de cargos, carreiras e salários através de recursos dos entes federativos para manutenção e fortalecimento da atuação dos servidores públicos na saúde (refere-se ao Eixo 2).

4.2 Delegados titulares e suplentes eleitos na 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Caxias do Sul:

Usuários

Samanta Nascimento
Maria Lurdes Bak de Lima
Antônio Sérgio da Silva
Justina Inês Rech Ribeiro
Claudia Detanico calloni


Suplente
Rosalina Rodrigues Lima
Tânia Giordani da Silva
Marilene Boff Ribeiro

Trabalhador da saúde

Eduardo Costa
Adriana Onzi
Senilda Terezinha de Almeida Mendes

Suplente

Marlice Pena Góis

Gestão

Cristiane Furtado
Jaqueline Timmes Silva Tovin
Leia Cristiane Loeblein Fernandes Muniz

Precisa de Ajuda? Fale Conosco!
© Copyright 2022. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação