Clicky

Reunião da diretoria plena traz palestra do DIEESE sobre salário mínimo e debate campanha salarial 2024

15 de junho de 2024

O presidente Assis Melo conduziu uma reunião com os 124 diretores do sindicato no auditório da entidade neste sábado, dia 15 de junho. Durante o encontro, a professora Lúcia Garcia, da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, palestrou sobre o tema “Reflexões sobre as lógicas do rendimento do trabalho: Salário Mínimo.”

Ela abordou tópicos como O Capitalismo não é apenas uma economia: é uma ordem social, e utilizou o exemplo de um iceberg. “A lógica econômica é a parte visível, a que nós discutimos no sindicato, a disputa do salário e do lucro, mas embaixo tem uma coisa muito maior que permite que a economia capitalista pare em pé. Se tu cortar a parte de baixo, esse iceberg tomba e afunda. Então é necessário a gente entender porque isso nos dá a condição de abrir a cabeça e entender que economia sem política não existe, que a gente tem que articular economia e política, por isso que a economia é política por essência,” destacou Lucia.

Também foi apresentada na reunião a nova Campanha de Sócios com novidades que estará nas ruas e nas redes sociais a partir da próxima semana.

Campanha Salarial 2024

A pauta da campanha salarial 2024 foi aprovada por unanimidade e entregue para o sindicato patronal ainda em abril. Na reunião, o presidente Assis Melo falou sobre o andamento das negociações e apresentou para a diretoria o material impresso que será entregue aos trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas e também disponibilizado nas redes sociais.

Confira o texto do material sobre a campanha salarial:

O Rio Grande do Sul não será reconstruído com o arrocho salarial dos trabalhadores e trabalhadoras

Todos nós fomos impactados pela tragédia climática que se abateu sobre o nosso Rio Grande do Sul. Mas apesar de tudo isso, a situação de calamidade se fez diferente nos mais diverso municípios. Enquanto algumas empresas e trabalhadores perderam tudo, não tem nem sequer local para voltar a trabalhar, nossa situação em Caxias do Sul felizmente é de continuidade do trabalho e da produção.

Nesse cenário de catástrofe sobre o Estado, existe a necessidade de repor os salários da categoria, porque afinal de contas, os salários estão arrochados. E não é com a manutenção desse arrocho sobre os salários que iremos recuperar a economia do Rio Grande do Sul.

Uma das formas de distribuir renda é valorizando o salário. Trabalhamos para ver a nova indústria do Brasil produzir e crescer cada vez mais, mas sem deixar de fora que produz essa riqueza toda.

Salário digno é direito de todo trabalhador e trabalhadora.

Lucro nas empresas? Salário não pode ser troco!

Estamos aguardando a resposta do sindicato patronal sobre os itens da nossa pauta que foi entregue ainda no mês de abril.

Entre os itens da pauta entregue para a patronal estão:

  • Elevação do piso salarial da categoria
  • Auxílio-creche para mães e pais metalúrgicos
  • Redução no valor do vale-transporte pago pelo trabalhador
  • Salários iguais para funções iguais para homens e mulheres
  • Redução da jornada de trabalho
  • Conforto térmico nas indústrias

Aumento real já!

O IBGE divulgou a inflação para as famílias que ganham de 1 a cinco salários mínimos por mês. A alta do INPC, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor foi de 0,46% em maio, ante a taxa de 0,37% no mês anterior.


O resultado foi impactado pelos produtos alimentícios, que subiram 0,64% em maio, após a alta de 0,57% em abril. Com o resultado de maio, o INPC acumula aumento de 2,42% no ano e de 3,34% nos últimos 12 meses.

Precisa de Ajuda? Fale Conosco!
© Copyright 2022. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação