Ministro do Trabalho e Emprego participa de reunião com lideranças sindicais e imprensa no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul
20 de março de 2023
Na tarde desta segunda-feira (20), o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou de um encontro com lideranças sindicais e com a imprensa no Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul. A agenda teve início na manhã em Bento Gonçalves e tratou do caso de trabalho análogo à escravidão.
Na parte da tarde, o auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul ficou lotado para receber o Ministro do Trabalho. O presidente Assis Melo entregou um troféu dos 90 anos do Sindicato.
“O Ministro vem a região devido a um fato triste. Um assunto que pensávamos já estar encerrado,” disse Assis se referindo aos casos de trabalho análogo à escravidão. Assis Melo também apresentou demandas, como a valorização real do salário mínimo e a correção na tabela do Imposto de Renda. “Isso para nós trabalhadores será o maior aumento real que teremos na história do país. Para reconstruir o Brasil precisamos garantir os direitos do nosso povo e estas são bandeiras importantes.”
Sobre o salário mínimo, o Ministro respondeu que a partir de maio o valor será R$ 1.320,00. “Já temos grupo montado com as Centrais Sindicais para debater a valorização do salário mínimo.” A respeito da correção da tabela do Imposto de Renda, afirmou que o presidente assumiu o compromisso de fazer até o final do mandato a isenção para quem recebe até R$ 5 mil.
Luiz Marinho destacou também que o melhor sindicato é aquele que é o mais forte possível. “Estamos fazendo um grande esforço para reconstruir o desmonte realizado da máquina pública, incluindo o fechamento do próprio Ministério do Trabalho.”
Sobre a reforma trabalhista, o Ministro destacou que “teve o objetivo de quebrar, asfixiar o movimento sindical brasileiro. “Nós temos a obrigação de trabalhar um processo de reorganizar, reconstruir, para poder representar a classe trabalhadora. Queremos construir com as Centrais e com os Sindicatos a revisão de pontos da Reforma Trabalhista e também qual a melhor estrutura sindical para melhor representar os trabalhadores.”
Durante o encontro no auditório do Sindicato, Guiomar Vidor, presidente da CTB e Eremi Melo, secretária geral da CTB, entregaram ao ministro o manifesto “TRABALHO DECENTE, SIM! TRABALHO ESCRAVO, NÃO!”, aprovado durante seminário realizado na Câmara de Vereadores.
Fotos: Rodrigo Positivo
Márcio Schenatto