Clicky

Audiência debate criação de comissões internas para evitar discriminação de mulheres em empresas

23 de maio de 2024

Intenção do projeto é evitar discriminação das mulheres


A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quinta-feira (23) para discutir projeto de lei que cria a Comissão Interna da Mulher Trabalhadora em médias e grandes empresas, para promover igualdade e combater o assédio (PL 1111/22). Conforme a proposta, as empresas que não instituírem essas comissões poderão ser multadas e não poderão ser contratadas pelo Poder Público.

A Secretaria Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Eremi Melo, destaca que este debate é muito importante, principalmente por que as trabalhadoras, depois da pandemia de COVID, estão convivendo com outra pandemia, que é o assédio dentro das empresas. “O assédio moral e o assédio sexual, na minha avaliação, nada mais são do que violências contra nós mulheres. Além já sofrermos a violência do salário menor, ainda sofremos a violência do assédio moral e sexual dentro das fábricas.”

Eremi lembra que o Sindicato possui um canal específico para denúncias atravé do Whatsapp (54) 9 9185-7200. “Todos os dias recebemos denúncias de mulheres que sofrem assédio dentro das empresas. Algumas não ficam doentes, mas a grande maioria sofre com isso, fica doente, tem que fazer tratamento pois entram em depressão. Então, essa comissão é muito importante. Os trabalhadores, as trabalhadoras, as representações, todos precisam estar atentos e junto com isso, criar normas para poder coibir esse tipo de situação no mundo do trabalho.”


O projeto foi apresentado pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) e aguarda votação no colegiado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Precisa de Ajuda? Fale Conosco!
© Copyright 2022. Desenvolvido por Upplay Soluções em Comunicação